It's free delivery in your country! ;)

Responsabilidade Civil Extracontratual

$65.00
In stock
SKU
9788585162078
O propósito desta obra é a identificação das bases teóricas da causalidade jurídica como modelo dogmático e de indagação zetétic… (veja a descrição completa)
O propósito desta obra é a identificação das bases teóricas da causalidade jurídica como modelo dogmático e de indagação zetética a ser utilizado na apuração das consequências indenizáveis decorrentes do dano advindo na responsabilidade civil extracontratual. Essa proposição utiliza para tanto uma metodologia de individualização de elementos componentes da causalidade, partindo de conceitos adotados e discutidos pelas principais vertentes teóricas, bem como pela casuística, que possibilitem a seleção das consequências que devem ser ressarcidas. À causalidade (ou nexo causal), tradicionalmente compreendida como elemento fundamental da responsabilidade civil extracontratual, já no direito moderno, adiciona-se uma segunda função: de apuração das consequências advindas do dano. A causalidade assume, assim, função dúplice: na configuração da responsabilidade, em conjunto com o ilícito e o dano, e na apuração e imputação das consequências a serem ressarcidas, a qual se tem denominado “causalidade jurídica”. Algumas questões que envolvem a evolução histórica do conceito de causalidade culminando na abordagem e na importância que assume no âmbito da responsabilidade civil extracontratual são suscitadas. A concentração é na referida segunda função que exerce na apuração e seleção das consequências indenizáveis do dano e visa contribuir para a elaboração de um regime de imputação, nos moldes do que já se verifica em proposições teóricas, jurisprudenciais e, até mesmo, legislativas, como a adotada no Código Civil argentino ou a que se discute no âmbito europeu. A perspectiva da utilização da causalidade jurídica para tal finalidade é timidamente vislumbrada pela doutrina brasileira que trata do tema e não é comum aos julgados de responsabilidade civil, que se restringem a fazer mera e eventual menção a esse propósito de apuração. A jurisprudência no País em relação à matéria é normalmente voltada à primeira função da causalidade. E, mesmo nesse contexto, o debate aparece de forma desordenada e por vezes confusa, embaralhando os conceitos de uma teoria com outra, sem o necessário aprofundamento.
More Information
Pre-Order No
Author Gabriel De Freitas Melro Magadan
Width (Freight) 17
Height (Freight) 24
Depth (Freight) 1.5
Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account



Support

Return & Refund Policies

Payment Options

Worldwide
All major credit and debit cards, including: Visa, Mastercard, American Express, Discover, JCB, Diners Club, China UnionPay. You can use all major wallets: Apple Pay, Google Pay, Microsoft Pay, Alipay, Click to Pay, WeChat Pay

Locations

Hathworth, Inc
913 N Market Street, Ste 200, Wilmington - DE 19801 Phone Support: 917-259-1259
[email protected]

Woodbrisk do Brasil
Rua Francisco Rocha, 198, Batel Curitiba - PR 80420-130
[email protected]

We are here on the right side of your screen, use our chat to talk to us now

© 2015-2020, Hathworth, Inc. or its affiliates