It's free delivery in your country! ;)

Getúlio Vargas

$52.90
In stock
SKU
9788535908145
Como pôde um caudilho, um estancieiro envolvido nas eternas querelas entre chimangos e maragatos, um gaúcho de botas, bombachas … (veja a descrição completa)
Como pôde um caudilho, um estancieiro envolvido nas eternas querelas entre chimangos e maragatos, um gaúcho de botas, bombachas e chimarrão, um político eminentemente provinciano, ser o mais centralizador dos governantes brasileiros, combatendo duramente o regionalismo e erigindo o nacionalismo em ideologia? Como um ditador simpático ao fascismo se torna um líder de massas cultuado pela esquerda? Como esse homem dos campos e dos pampas presidiu o país durante a sua quadra histórica de industrialização mais acelerada? É partindo de perguntas como essas que o historiador Boris Fausto conduz sua investigação sobre esse fenômeno chamado Getúlio Vargas - com respostas que passam ao largo dos velhos chavões e do maniqueísmo. O político astuto e dissimulado era, mais simplesmente, um homem reservado. Tinha crenças arraigadas, mas fez do pragmatismo um norte na sua atividade política. Entre o estereótipo do benfeitor dos "humildes" e o manipulador das grandes massas, Boris Fausto escolhe as duas alternativas. Seu perfil de Getúlio é uma obra de síntese, que contribui para a compreensão não só da trajetória do "pai dos pobres" como dos impasses da formação nacional. Impasses que dizem respeito ao presente. Na seção final do livro, o autor inventaria e discute o legado da Era Vargas, debate que voltou à pauta no cinqüentenário da morte de Getúlio. A estrutura sindical corporativa, o salário mínimo e o esboço de criação de uma infra-estrutura industrial com a preservação da estrutura fundiária fazem parte desse legado. Algumas das características de Getúlio ajudam a entender por que ele os criou, como a crença na intervenção estatal na economia, o autoritarismo, o paternalismo, a profunda oposição ao liberalismo. Mas há outras determinações que estavam, e estão, nas condições mesmas do país. É o caso das necessidades de construir uma base de apoio popular, de não afrontar os interesses dos fazendeiros e de manobrar entre as grandes potências e empresas estrangeiras para atrair capitais. Boris Fausto tece lentamente todos esses fios, ligando o apogeu do poder de Getúlio ao seu passado, o seu modo de ser ao quadro histórico, a sua política aos limites impostos pela conjuntura e pelas condições estruturais do Brasil. O resultado é o painel de um político concreto, inclusive no perfil psicológico, e de sua época.
More Information
Pre-Order No
Author Boris Fausto
Width (Freight) 13.5
Height (Freight) 21
Depth (Freight) 1.5
Write Your Own Review
Only registered users can write reviews. Please Sign in or create an account



Support

Return & Refund Policies

Payment Options

Worldwide
All major credit and debit cards, including: Visa, Mastercard, American Express, Discover, JCB, Diners Club, China UnionPay. You can use all major wallets: Apple Pay, Google Pay, Microsoft Pay, Alipay, Click to Pay, WeChat Pay

Locations

Hathworth, Inc
913 N Market Street, Ste 200, Wilmington - DE 19801 Phone Support: 917-259-1259
[email protected]

Woodbrisk do Brasil
Rua Francisco Rocha, 198, Batel Curitiba - PR 80420-130
[email protected]

We are here on the right side of your screen, use our chat to talk to us now

© 2015-2020, Hathworth, Inc. or its affiliates